terça-feira, 23 de abril de 2013

vectra gsi







VECTRA GSI - um icone da decada de 90 que caiu no gosto da juventude,pelo seu desempenho e sua velocidade que na época batia recordes entre os modelos nacionais.Um carro que impunha presença e esportividade de seu designer.Esportivo, a versão topo de linha rompia o vínculo com o Monza S/R, que tinha carroceria hatch e deixou como herdeiro o Kadett GSi. Ainda que mantivesse sua premissa de desempenho superior, a sigla GSi agora se expandia dentro da linha GM, o que se completaria com o Corsa GSi no ano seguinte. O sedã esportivo da Chevrolet só encontrava concorrência no pioneiro Fiat Tempra 16V.

Externamente, o GSi se distinguia pelos pneus de perfil baixo, rodas, apêndices aerodinâmicos e um defletor na traseira. A aerodinâmica - o Cx era de apenas 0,29 - e o motor alemão de 16 válvulas e 150 cv justificavam o desempenho. A potência era 34 cv maior que a do motor com oito válvulas, com um total de 75,1 cv por litro de cilindrada - maior potência específica do Brasil.

A injeção eletrônica sequencial Bosch Motronic M.2.8 misturava o ar ao combustível pela massa de ar admitida, em vez do volume. Mais precisa, ela permitia que o GSi, mesmo sendo capaz de gerar um desempenho impressionante para a época, ainda conseguisse a marca de 11,91 km/l de consumo médio. As relações de marcha da caixa de câmbio eram mais curtas que as das versões GLS e CD.

Os freios transmitiam segurança, mesmo em emergências. "Voltando de nosso teste, enfrentamos uma delas, quando uma carreta desgovernada atravessou a pista, bloqueando-a", contava a revista no teste de estreia. "Mesmo a 100 km/h, o carro foi bruscamente freado, sem desestabilização ou perda de controle da direção." Comparado ao Tempra 16V na mesma edição, o GSi só perdeu em retomada de 40 a 100 km/h e nível de opcionais

FICHA TECNICA
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, injeção eletrônica multipoint, a gasolina
Cilindrada: 1 998 cm³
Diâmetro x curso: 86 x 86 mm
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 150 cv
Torque: 20,0 mkgf
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Dimenssões: comprimento, 443 cm; largura, 170 cm; altura, 137 cm; entre-eixos, 260 cm
Peso: 1 235 kg
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios: disco nas 4 rodas, com ABS Rodas
Pneus: liga leve, 6 x 15, pneus 195/60 R15


Nenhum comentário:

Postar um comentário