domingo, 20 de outubro de 2013

Fiat Strada Adventure 3 portas Primeiras impressões









Novo recurso melhora acesso à cabine dupla e exigiu reforço no chassi.
Base da picape, derivada do antigo Palio, é mantida; conjunto não empolga.
A novidade da linha 2014 da Fiat Strada é a adição de uma terceira porta para as versões cabine dupla do comercial leve mais vendido do Brasil e única picape a figurar na lista dos 10 carros mais emplacados no paísNo mais, não há muitas alterações de impacto. Segundo a montadora, a linha 2014 traz 300 novos componentes. No entanto, a base, a mesma do antigo Palio, foi mantida, assim como o conjunto mecânico da linha 2013. A Strada 2014 ganhou alguns retoques no visual, com destaque para a traseira, com novo conjunto óptico, e caçamba 8 cm mais alta, o que aumenta a capacidade de carga.

Reforço no chassi

versão top de linha da "picapinha", a Adventure 1.8 cabine dupla com a chamativa "porta suicida", que custa a partir de R$ 54.360 – a opção com cabine estendida parte de R$ 49.480.
Enquanto no Hyundai Veloster, que também possui a terceira porta, trata-se mais de uma excentricidade, na Strada o recurso tem motivação mais racional: melhorar o acesso dos ocupantes no apertado assento traseiro. Outra diferença é que a montadora optou pela porta "suicida", que se abre para trás -no hatch a abertura é tradicional. Para isso, decidiu retirar a coluna B, que fica no limite da porta dianteira, no lado direito, quando se olha de dentro do veículo..
A Fiat diz ter investido R$ 200 milhões em todo o projeto da linha 2014, sendo a maior parte, não especificada pela montadora, gasta no desenvolvimento da nova entrada. Com a retirada da coluna central, foi preciso reforçar chassi e teto. “Foi mantida a total segurança já presente na versão anterior”, afirma Lélio Ramos, diretor comercial da marca. Segundo a Fiat, foram realizados diversos testes de colisão.
O recurso faz toda a diferença e evita contorcionismos para quem vai entrar no habitáculo traseiro da Strada. Mas o desconforto continua lá dentro: a área é reduzida, fazendo o banco de trás adequado para crianças, mas não adultos.
Outro detalhe é que a porta traseira só pode ser aberta quando a da frente também é aberta. Além disso, a mesma maçaneta, localizada na extremidade interna da porta, pode ser utilizada por quem está na frente ou atrás.
Não é a escolha mais prática possível, mas tem sua lógica, pois mantém a lateral com visual mais limpo e obriga sempre a porta da frente a estar aberta, aumentando o espaço para a entrada no veículo.
Como concorrente mais próxima, a Adventure tem a Volkswagen Saveiro Cross, que parte de R$ 49.640. No entanto, a Saveiro não possui opção com cabine dupla, apenas a versão estendida.
Desempenho é o mesmo
Em todas as versões, a Fiat manteve o mesmo conjunto motor, câmbio e suspensões da Strada. Na Adventure, o propulsor mais potente, 1.8 de 132 cv e 18,9 kgfm de torque - com etanol -, não chega a ser empolgante, mas garante força necessária para o transporte de carga e para manter boa velocidade de cruzeiro. O deslocamento de 50 km ocorreu em estrada de asfalto na região de Comandatuba (BA).
De acordo com a empresa, a Strada Adventure cabine dupla tem velocidade máxima de 179 km/h e faz de 0 a 100 km/h 10,6 segundos, com pequenas variações para cima ou para baixo dependendo da combinação de etanol e gasolina.
Por se tratar de um modelo top de linha, o isolamento acústico do interior da Strada Adventure podia ser um pouco melhor, pois muito do som do atrito dos pneus com o solo chega à cabine. O câmbio do modelo avaliado era o manual de cinco marchas, que apresentou engates um pouco imprecisos. A marca disponibiliza como opcional para a Adventure a transmissão automatizada Dualogic, fazendo o preço subir em R$ 2.650.
A suspensão, também a mesma da versão anterior, se mostra mole demais em curvas mais rápidas no asfalto, quando estava sem carga na caçamba. Carregada, a picape pode ficar mais estável.
Opcionais
Internamente, a Adventure segue um carro simples, apesar de ter recebido algumas alterações, como um volante mais encorpado que o da configuração de entrada, Working, e também presente na Trekking, e acabamentos em couro nas laterais da porta. Grande parte dos itens interessantes são opcionais, como volante de couro com comandos de rádio (R$ 372) e os bancos revestidos parcialmente com couro bicolor (R$ 2.092).
Outro opcional é o sistema Locker, que ajuda a tirar o carro de algumas enrascadas em terreno acidentado. Custando R$ 1.562, o dispositivo, que já estava presente na Strada anterior, pode ser acionado por um botão no painel.
Caso alguma das rodas perca contato com o solo, o que levaria toda a força para o pneu que está livre, o diferencial blocante direciona metade da força para cada roda na dianteira, fazendo a Strada ter a tração necessária para “desencalhar”.
testes off-road onde ficou comprovada a eficácia do sistema. O dispositivo é interessante, mas é indicado aqueles que encontram estas situações com frequência.
Para o início de 2014, a Fiat também disponibilizará um inédito teto solar para a Adventure, ainda sem preço definido.
Versão 3 portas deve ter 50% das vendas
A expectativa da Fiat em relação à nova Strada 3 portas é otimista: a opção deverá ser responsável por metade das vendas. Na sequência, a cabine simples representará 30% do mix e a estendida, 20%.
Separando por configuração, a mais utilitária e mais barata, Working, terá 55% das vendas, seguida por Adventure (35%) e Trekking (10%), prevê a montadora.
A expectativa da empresa é emplacar de 11 a 12 mil unidades da Strada por mês.
Nova Fiorino a caminho
Durante o lançamento da Strada 2014, em Comandatuba (BA), o diretor comercial da marca, Lélio Ramos, confirmou que a nova Fiorino, que tem sido flagrada em testes, será lançada em breve no Brasil. “Grandes novidades”, resumiu-se a dizer sobre o carro, que terá apresentação no final do mês.
Em relação à nova fábrica da empresa na cidade de Goiâna, prevista para começar a funcionar em 2015, a Fiat ainda mantém segredo sobre quais carros serão produzidos. “Em breve faremos um anúncio oficial, com mais detalhes”, diz Ramos.

Preços: Fiat Strada 2014
Strada Working 1.4 Flex – R$ 33.750
Strada Working Cabine Estendida – R$ 36.870,00
Strada Working Cabine Dupla (3 portas) – R$ 42.330
Strada Trekking CD (3p) 1.6 – R$ 48.360
Strada Adventure CE 1.8 – R$ 49.480
Strada Adventure CD (3p) 1.8 – R$ 54.360

Nenhum comentário:

Postar um comentário