segunda-feira, 1 de julho de 2013

Amarok Highline










Vendo o título dessa matéria você pode até ter imaginado que se tratava de uma reportagem do caderno de economia, sobre a variação do dólar ou de outra moeda internacional. Mas antes que você vire a página procurando pelas novidades automotivas, saiba que estamos falando de um câmbio que pode fazer toda a diferença no trânsito do dia a dia. O conjunto de engrenagens responsável por distribuir a força do motor para as rodas do carro é também conhecido por transmissão e pode ser usada manualmente ou de forma automática. Mas será que esse conjunto mecânico é levado em consideração pelos consumidores na hora de comprar o automóvel?

Uma prova de que um bom câmbio pode ser o fator ‘X’ no desempenho das vendas de um veículo é o que aconteceu com a Amarok, picape média da Volkswagen lançada em 2010. O utilitário derrapou nas vendas nos dois primeiros anos porque custava o mesmo que os rivais, sem oferecer um câmbio automático - o que num automóvel na faixa dos R$ 130 mil é um pecado capital.Desde o lançamento da versão topo de linha com o câmbio automático de oito velocidades, o desempenho das vendas da picape deu um salto, tanto que ultrapassou a concorrente da Mitsubishi (L200) e já encostou na Ford Ranger (terceira no ranking). Para comprovar que uma transmissão automática é tão ou mais importante que a variação cambial, nossa equipe avaliou a Amarok Highline em diversas situações: no trânsito urbano, na estrada e até no campo. Acompanhe!

Grande para a cidade

A bordo da Amarok, o motorista conta com três aliados de peso para enfrentar o trânsito caótico do dia a dia da cidade. O primeiro deles é o conforto no interior. O segundo é a transmissão automática de oito velocidades. E o terceiro é o som que esbanja qualidade. Ou seja, se ficar parado no trânsito, nada de cansar os pés e joelhos pisando na embreagem. Liga o som e curte uma boa música.
O interior da Amarok nem lembra que estamos dentro de uma picape. O conforto se assemelha a de um sedã. É espaçoso e requintado, com bancos em couro, ar-condicionado de duas zonas e bom acabamento. Para dirigir, a posição é confortável e alta. Ligue o som e supreenda-se com a qualidade. Mas, para um carro desse valor, falta uma entrada USB.
O que tem de ruim para quem vai fazer uso da picape na cidade? As dimensões. Com as ruas esburacadas do Recife, é difícil desviar das crateras. E o mais complicado é encontrar vaga de estacionamento. Algumas, inclusive, não comportam o tamanho da Amarok, que precisa ficar com uma parte da traseira ou dianteira para fora. (LM)

Dentro e fora da estrada
Se na cidade falta espaço para a Amarok, na estrada e fora dela a picape da Volks se sente em casa. No percurso de mais de 500 km entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, o utilitário alemão esbanjou potência nas acelerações e retomadas e ainda se mostrou bastante econômico. É aí que entra o trabalho da transmissão ZF de oito engrenagens.
Agindo de forma precisa e rápida, o câmbio faz com que a picape esteja sempre em rotações muito baixas. Você ultrapassada a casa dos 130 km/h e o ponteiro do conta-giros ainda não chegou à marca de duas mil rotações. O resultado foi uma média de consumo de quase 10 km/l de diesel, o que é bom para um gigante puxado por motor bi-turbo.

Deixando a estrada para se aventurar pelas estradas de barro que levam à Lagoa do Bonfim, próximo a Natal (RN), a Amarok se sentiu ainda melhor. Ligando o sistema off-road dos freios ABS, os equipamentos se adaptam ao percurso de terra e a sensação é que a picape está colada ao chão, dando mais segurança nas curvas e inclinações. E mais uma vez o câmbio interfere de forma positiva. Quando a Amarok precisa de força para desbravar algum terreno mais árido, acione a função ‘S’ e sinta a picape se transformar num touro robusto.
Conclusão de nossa avaliação conjunta: Na rua, na chuva ou na fazenda, se você é fã de picapes, pode jogar suas mãos para o céu e agradecer pela nova transmissão automática de oito velocidades que a Volks agregou à Amarok. As concorrentes que se cuidem

FICHA TÉCNICA
Amarok Highline
Motor - 2.0 TDI Bi-Turbo Diesel
Potência - 180 cavalos
Transmissão - automática de 8 velocidades
Direção - hidráulica
Tração - 4x4 permanente
0 a 100 Km/h - 10,9 segundos
Velocidade máxima - 179 Km/h
Dimensões
Entre-eixos - 3.095 mm
Altura - 1.834 mm
Largura - 1.954 mm
Comprimento - 5.254 mm
tabela de preços

Amarok S CS 4x2 R$ 80.990,00
Amarock S CS 4x4 R$ 87.990,00
Amarok S CD 4x2 R$ 91.490,00
Amarok S CD 4x4 R$ 95.490,00
Amarok SE CD 4x4 R$ 98.882,00
AmarokTrendline4x2 180 cv R$ 114.490,00
Amarok Highline 180cv R$ 129.490,00
Amarok Higline Automática R$ 135.990,00

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