segunda-feira, 1 de julho de 2013

Chevrolet S10












Se alguma vez na sua vida você dirigiu uma S10 e ficou com uma impressão ruim, uma sensação de falta de conforto, esqueça. Na nova geração do modelo, além das mudanças estéticas - para melhor, vamos ressaltar a Chevrolet também priorizou o bem estar dos passageiros durante a viagem. Na versão topo de linha, a LTZ, testada pelo Vrum, impressionam o espaço e o bom acabamento interno.
O design está reformulado. Apesar de ainda lembrar a dianteira do Agile, em versão gigantesca, as mudanças favoreceram o desenho da picape. Os faróis são angulosos, como no modelo compacto, a grade é grande, com um bocão cortado ao meio onde vai o logo da montadora. A lateral é marcada pelos vincos, principalmente na entrada do arco das rodas - de liga leve de 17 polegadas. As lanternas na traseira são mais conservadoras, em formato retangular.
A picape tem dimensões de grandes proporções. É bom saber que ela não cabe em uma vaga comum de garagem no edifício: sobra na dianteira ou traseira e fica no limite nas laterais. Apesar da altura, para subir não há dificuldade, primeiro porque tem um degrau maus baixo e segundo porque tem um apoio de mão na lateral da porta, junto do vidro dianteiro.
interior
É puro requinte. O acabamento é bom e os bancos são em couro. No painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros fica uma tela digital, que mostra as informações do computador de bordo. Parece simples, mas ganha em charme com a iluminação em azul. Os comandos do ar-condicionado inovam em um formato circular, mas à princípio existe uma certa dificuldade em descobrir onde mudar a temperatura - basta girar o círculo maior. Por sorte, o modelo é dotado de vários porta-objetos - um deles em cima do painel - porque o porta-luvas é pequeno.
No acelerador
Encontre a posição certa para dirigir, com os ajustes elétricos do banco do motorista. Ajeite os retrovisores também através dos comandos elétricos. É simples e a posição do condutor fica privilegiada e confortável, com boa altura e boa visibilidade graças aos retrovisores externos. Ao pisar no acelerador, o motor 2.8 turbo diesel de 180 cavalos de potência responde bem, mas não é muito chegado no silêncio. A direção hidráulica e a transmissão automática de seis velocidades dão leveza ao modelo de grande porte na medida certa. As trocas de marcha são suaves. O condutor, se quiser ter mais controle sobre o carro, ainda pode optar pelas trocas manuais de marcha através da manopla da transmissão. A versão topo de linha ainda disponibiliza tração 4x4 para os condutores mais aventureiros.
Concorrência
A versão topo de linha LTZ da S10 tem preço sugerido de R$ 135.250 - a versão mais básica da S10 cabine dupla, a LS, com tração 4x2 e motor 2.4 flex, custa a partir de R$ 66.350. A principal concorrente é a Toyota Hilux. O modelo topo de linha da concorrente pesa mais no bolso do consumidor, por R$ 141.920. A Volkswagen Amarok promete acirrar a disputa com a chegada do câmbio automático de oito velocidades e preço de R$ 135.990. Já a Mitsubishi L200 Triton (R$ 125.990) e a Nissan Frontier (R$ 128.990) saem um pouco mais em conta, mas têm o visual pouco reformado. Todas as concorrentes são na versão com cabine dupla, transmissão automática, tração 4x4 e a diesel. A Ford também quer sua fatia de mercado com o lançamento, em junho, da nova Ranger, com preço ainda não definido.

FICHA TÉCNICA
S10 LTZ Cabine dupla

Motor - 2.8 turbo diesel
Potência - 180 cavalos a 3.800rpm

Torque - 47,9 kgfm a 2.000rpm
Direção - hidráulica
Transmissão - automática de seis velocidades
Tanque de combustível - 76 litros
Altura - 1.827mm
Comprimento - 5.347mm
Entre-eixos - 3.096mm
Largura - 1.882mm
Capacidade de carga - 912kg
Na sua casa por: R$ 135.250

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