terça-feira, 2 de julho de 2013

Nissan Frontier SL











A Nissan comemora uma década de presença no Brasil com uma série especial da Frontier, primeiro modelo da marca a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Sem grandes mudanças, a picape teve um retoque de estilo no para-choque dianteiro e na grade do radiador, ganhou novo jogo de rodas e upgrade na lista de equipamentos.
A série comemorativa SL 10 Anos é baseada na SV Attack, com opções de tração 4x2 e 4x4 e câmbio manual, e SL 4x4 com transmissão automática. Todas utilizam o mesmo motor turbodiesel 2.5 de 190 cv. Os preços partem de 95 990 reais para a SV 4x2 e chegam aos 124990 reais na versão topo de linha. Só as versões 4x4 desenvolvem 190 cv. Embora todas utilizem o mesmo motor, as 4x2 geram 163 cv a 3600 rpm.
Um dos novos atributos é a adição do controle de tração e estabilidade, que corta o acelerador e atua nos freios quando a traseira perde a trajetória. O limitador também contém os exageros no trato com o pedal direito, evitando derrapagens em pisos escorregadios.
A versão SL tem rodas de 18 polegadas de liga leve, enquanto a SV Attack utiliza peças de 16, mas apenas a SV tem lanternas traseiras com máscara negra. Internamente, mudaram o painel de instrumentos e os controles do ar-condicionado. O condicionador passou a ser digital de duas zonas. Na versão mais cara foi adotada a chave presencial I-Key, que pode ficar dentro do bolso do condutor ao abrir as portas ou ligar o motor.
Um novo sistema de áudio foi integrado à câmera de ré, cujas imagens são exibidas no monitor no centro do painel. O recurso ajuda, mas a tela pequena dificulta a visualização, sobretudo quando a manobra é feita em locais escuros. Poderia ter tela maior e um alerta sonoro complementar. Agora há comandos do
som no volante e piloto automático.
Os novos equipamentos são bem-vindos e ajudam a superar a Toyota Hilux, mas não são suficientes para bater a Amarok e as novas S10 e Ranger. A Nissan precisará mais do que de pôneis malditos para voltar a chamar atenção.
Picape trocou de volante e ganhou equipamentos de série, como câmera de ré integrada ao som, ar-condicionado digital de duas zonas e chave do tipo presencial. Motor da versão 4x4 é um turbodiesel de 190 cv. Roda exclusiva da nova versão comemorativa.

VEREDITO

Tem visual robusto e agrada ao dirigir. Custa 5 000 reais a menos que s10, Amarok e ranger, mas a economia não compensa.

ficha técnica

Motor: dianteiro, 4 cilindros, longitudinal, 16v, 2488 cm3, turbo
Potência: Potência:190 cv a 3600 rpm
Torque: 45,8 mkgf a 2000 rpm
Câmbio: automatico, 5 marchas, 4x4
Dimenssões: comprimento, 523 cm; largura, 185 cm; altura, 178 cm; entre-eixos, 320 cm
Peso: 2082 kg
Porta-malas/caçamba: {portamalas}
Freios: {freios}
Equipamentos: camera de re, rodas de liga de 18 pol., ar de duas zonas e controle de estabilidade

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