terça-feira, 23 de abril de 2013

Pontiac gto The Judge



















Ele foi o primeiro "muscle car" americano e continua sendo produzido mais de 40 anos depois do lançamento. Em 1969, chegou o temido "The Judge", com um pacote estético primoroso e a cor laranja. Respiros no capô, conta-giros do lado de fora do carro e o quarto-de-milha coberto em apenas 14 segundos. Agora você sabe a razão desse nome. No início da década de 1970, o bólide foi remodelado novamente. Nesta época – já utilizando o Ram Air IV como opcional – o GTO vinha de fábrica com um gigantesco motor de 7,4 litros e 69 kgfm de torque. Mas as notícias não eram nada boas para a GM. As vendas despencavam ano após ano e a crise do petróleo liquidou definitivamente o modelo. O ano de 1974 marca sua despedida.

A fábrica relançou o modelo, equipando-o com um motor potente e adereços que remetem ao passado. Mas o GTO clássico é único. Seu estilo singular, Ram Air sob o capô e escapes duplos, fazem-no, literalmente, o juiz das estradas para sempre.

Em 1999, a Pontiac mostrou o protótipo do GTO, ao qual nunca chegou a ser produzido na vida real. Tinha algumas linhas do velho GTO.

Em 2004, a Pontiac ressuscitou o modelo GTO. Usa a base do Holden Monaro e o motor é o mesmo do Chevrolet Corvette C5. Na altura, o motor era o 5.7 litros de 8 cilindros em V e debitava 350 cavalos de potência.

Em 2005, o GTO sofreu pequenas modificações a nível estético e mecânico. Novo motor de 6 litros do Corvette C6 com 400 cavalos, novas cores, novo pára-choques frontal e traseiro, duas saídas de escapes individuais em vez de um escape com duas saídas como no modelo de 2004.

Mas contudo, a produção cessou a 14 de Julho de 2006 na Austrália, onde os Holden Monaro e os Pontiac GTO eram produzidos. Foi a partir daí o fim de vida do novo GTO.
A cantora Sinitta canta uma música chamada GTO, inspirada no carro, em seu álbum de estréia de 1987;
O novo Pontiac GTO esteve presente em alguns vídeojogos, tais como Need For Speed: Underground 2, Need For Speed: Most Wanted, Need For Speed: Carbon, Need For Speed Pro Street, Need For Speed: World, Gran Turismo 3, Gran Turismo 4, Gran Turismo 5, Test Drive Unlimited e Forza Motorsport 2; O antigo GTO 1968 aparece no jogo Midnight Club 3 DUB Edition Remix; e, no mesmo game, aparece o poderoso "The Judge" 1970 um nível acima do GTO 1968
No filme "A Arrancada Final" aparece um Pontiac GTO preto dos mais recentes numa perseguição policial e que depois foi modificado e pintado para a cor Vermelha;
Também no filme Arrancada Final aparece um Pontiac GTO Judge laranja
No filme "XXX", aparece um Pontiac GTO de 1967 de cor "roxa" numa perseguição;
E no filme "Transformers" aparece um "amarelo e um prata" sendo massacrado pelo "Robo Gigante Bumblebee".
No filme Sex Drive, aparece um Pontiac GTO Ram Air IV laranja.
Tanto sucesso deste modelo da industria automobilística, que alguns fabricantes de miniaturas colecionáveis lançam anualmente muitos itens do Pontiac GTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário